Yves Saint Laurent, nos anos 60, quando a marca se chamava Saint Laurent Paris e Hedi Slimane, novo diretor criativo da maison

Tá, estou um pouco atrasada para comentar a notícia, mas vamos lá! Na verdade, esse atraso até veio a calhar, pois assim pude pensar um pouquinho mais sobre o assunto.
Todo mundo já está sabendo que a Yves Saint Laurent vai mudar de nome? Sim, vai mudar. A partir de setembro, a maison francesa passará a se chamar Saint Laurent Paris.

Hedi Slimane foi nomeado diretor criativo em março e, mesmo com pouco tempo, já vem abalando as estruturas! E ele nem mesmo apresentou uma coleção!
Primeiro, anunciou que criará as coleções em Los Angeles, transferindo o estúdio criativo da empresa de Paris para lá.
E agora, uma mudança mais drástica ainda: renomear a marca.
Através de um porta-voz, Slimane apresentou uma justificativa para a mudança: “restaurar a verdadeira essência e pureza da grife, respeitando seus princípios e ideais originais”.
Como assim, Annina?
Acontece que, quando Yves Saint Laurent criou a marca de prêt-à-porter em 1966 (depois de ter saído da Dior, assim como Slimane!), ela se chamava Saint Laurent Rive Gauche. A renomeação, portanto, seria um retorno às origens. Rumores dizem que até a fonte utilizada anteriormente no nome retornará.

Em um momento onde grandes marcas do passado ensaiam um retorno (alô, Schiaparelli!), eu até entendo a ideia de renovação e de rejuvenescimento estarem na ordem do dia.
Mas será que rejuvenescer uma marca implica em tirar o nome do seu fundador? E ainda, mexer com um logo icônico, amplamente reconhecido, tal como é o YSL?
Na verdade, o logo permanecerá inalterado em alguns produtos da marca, como calçados e maquiagem, e isso me faz ir ainda mais longe nos questionamentos: será que vale o enorme investimento em uma mudança que não será, de fato, completa?

Ah, vale dizer que Pierre Bergé, ex-sócio e companheiro de uma vida de Yves Saint Laurent, apoia a mudança. “Qualquer coisa que faça a maison mais Saint Laurent é bem-vinda.”, ele disse.

O que vocês acham?

 

Fotos: Reprodução



COMENTÁRIOS

NOME*
E-MAIL* (Não será publicado)