O beauty artist  Max Weber no backstage da Oh, Boy durante o Fashion Rio Verão 2013

O beauty artist Max Weber no backstage da Oh, Boy durante o Fashion Rio Verão 2013

O começo

Max Weber, filho de Maria. A mãe foi a responsável pela inserção do beuty artist na profissão. Ele conta: “Depois que saí do Exército, estava difícil arrumar emprego, então ela teve uma ideia. Eu costumava mexer muito nos cabelos das minhas duas irmãs, e minha mãe vendo isso disse: ‘Ah, já que você fica aí brincando de boneca, por que você não aproveita e faz um curso de cabeleireiro?”

Max não lembra o nome da escola de Artur Alvim, no distrito de Itaquera, zona leste de São Paulo, em que fez o curso, mas lembra bem o que aprendeu.

“Eu comecei com cabelo; aprendi a cortar, a tingir e escovar. Só depois veio a maquiagem. Foram seis meses de curso de cabeleireiro e mais três meses de aperfeiçoamento, que foi quando eu aprendi a maquiar.”

Surge a moda

Max conta que teve um pouco de dificuldade no início, quando precisava ser aceito em agências de maquiadores, mercado de entrada do mundo da moda.

“A nossa profissão se parece com a profissão de modelo. Você tem que montar um look, um portifólio, para poder entrar em uma agência. Eu tinha que ter umas fotos, mas você não tem o fotógrafo e nem a modelo para fazer essas fotos!” (risos)

O beauty artist diz que foi durante a fase das agências que a profissionalização na maquiagem aconteceu. Vendo outros profissionais, ele pode ter uma visão diferente da beleza, mais voltada para uma imagem de moda.

Max começou a alcançar voo solo quando produziu uma Vogue Espanha com Isabeli Fontana. Porém, o sucesso chegou quando ele foi apresentado pelo dono da última agência em que trabalhou a Giovanni Frasson, da Vogue Brasil. Max começou fazendo um editorial com dez modelos para a publicação. Um trabalho para a RG Vogue com Daniella Cicarelli, que na época vivia o auge de seu caso de amor com Ronaldo Fenômeno, colocou de vez o beauty artist na lista dos profissionais da beleza mais requisitados.

Max diz que o que mais ama no trabalho com maquiagem para a moda é poder de transformar as pessoas e completa afirmando que nem mesmo o começo difícil tira o seu glamour.

“O glamour é o seu sonho, tem que sonhar mesmo. E o sonho se realiza, ele acontece. Mas não adianta ficar em casa dormindo. Tem que trabalhar!”­

Foto: © Annina Barbosa



COMENTÁRIOS

NOME*
E-MAIL* (Não será publicado)

  1. ivanizia silva disse:

    sou feliz pelo teu sucesso,parabens vc merece.

  2. kamila disse:

    Que legal, adorei!