Fashion Rio // Verão 2012

13 de maio de 2011

O tema da edição de primavera/verão 2011/2012 do Fashion Rio é “Universo Tropical”, o que já cria a expectativa de uma temporada cheia de cor e alegria… Os desfiles acontecem entre os dias 30 de maio e 4 de junho, sempre no Píer Mauá, onde o público poderá conferir também 3 exposições de arte relacionadas ao tema do evento.

As novidades da edição são a ausência de Lucas Nascimento, que resolveu pular a temporada de verão. A grande estreia fica por conta de Alexandre Herchcovitch, que apresenta sua nov alinha jeanswear, batizada de Herchcovitch. A 2nd Floor, que na edição passada do Rio-à-Porter já havia enxperimentado a passarela carioca, nessa temporada vem pra ficar no line up do Fashion Rio. A grife carioca  Ágatha também estará na programação pela primeira vez e promete mostrar o amadurecimento da marca na passarela. As grifes de beachwear Blue Man, Lenny, Salinas e Triya retornam à passarela carioca.

Salinas // Verão 2011 @ Fashion Rio

Salinas // Verão 2011 @ Fashion Rio

30 /05 – segunda-feira
17h Alessa
18h Acquastudio
19h30 Melk Z-Da
21h Patachou
22h 2nd Floor

31/05 – terça-feira
18h Totem
19h30 Salinas
21h Espaço Fashion
22h Oestúdio

01/06 – quarta-feira
17h Ágatha
18h Andrea Marques 18h Ágatha
19h30 R.Groove
21h Coven
22h Blue Man

02/06 – quinta-feira
17h Filhas de Gaia
18h Coca Cola Clothing
19h30 Maria Bonita Extra
21h Têca
22h TNG

03/06 – sexta-feira
17h Triya
18h Herchcovitch
19h30 New Order
20h30 Giulia Borges
22h Lenny

04/06 – sábado
17h Walter Rodrigues
18h Nica Kessler
19h30 Cantão
20h30 British Colony
21h30 Ausländer

// CONFIRA A COBERTURA COMPLETA DO FASHION RIO

Moda, arte e design…

Além dos desfiles, a temporada de verão 2011 do Fashion Rio vai apresentar três exposições inspiradas no “Universo Tropical”, a primeira delas vai desvendar uma rede de significados, a partir de diferentes objetos _ antigos, comuns e históricos _, no Armazém 1. Será um espaço de observação e experimentação desse percurso tropicalista. A exposição começa com a Marquesa de Santos e parte para uma gravura de uma floresta tropical, que representa a visão estrangeira do paraíso. Percorre o branco e preto “modernista” representado por roupas e por imagens de musas, entre outras referências. Neste “liquidificador” cultural, que deu origem ao nosso jeito de ser, haverá ainda referências a novelas, à arte plumária, a Carmem Miranda e ao mestre Chacrinha.

Outra exposição, no Armazém 3, mostrará um mix de imagens das musas que inspiraram esse Universo Tropical e transbordam, cada uma a sua maneira, a sensualidade e lifestyle dos trópicos.

Um fio de inspiração entre as curvas das musas e do Rio de Janeiro levará à terceira exposição, que vai do tropicalismo para o design. A partir de desenhos de Oscar Niemeyer, o perfil do design contemporâneo carioca será exibido no Armazém 2, com uma mostra que reunirá obras de diversos designers de destaque e desenhos de projetos. “O corpo, a memória, a natureza e a cultura são inspiração para o  trabalho dos designers cariocas.  Podemos ver por exemplo na poltrona Chifruda de Sérgio Rodrigues, em uma jóia de Antônio Bernardo, em um skate da Fibra ou na produção de Zanini de Zanine esta sensualidade tropical”, explica a curadora do evento, Mari Stockler. “Assim como é uma plataforma para a moda, há 10 anos, o Fashion Rio passa a ser uma vitrine para o design também. É um evento que serve a todos os segmentos da economia criativa no Rio de Janeiro”, completa Cristiane Alves, responsável pelo Senai Moda e Design, do Sistema FIRJAN.



COMENTÁRIOS

NOME*
E-MAIL* (Não será publicado)

  1. Lakisha disse:

    Thanks for writing such an easy-to-undresatnd article on this topic.