Gucci // Inverno 2012 @ Milão

24 de fevereiro de 2011 por

Fotos: Monica Feudi / Feudiguaineri.com


Logo no primeiro dia da semana de moda de Milão, um desfile disputadíssimo: O desfile de 90° aniversário da italiana Gucci. A grife fez um desfile interessantíssimo, pautado inteiramente no mix de texturas, tecidos, estampas e influências.

Frida Giannini citou duas influências: Anjelica Houstoun sob os olhos de Bob Richardson e Florence Welch, a estilosa vocalista da banda Florence and the Machine. Basta jogar o nome da primeira no Google mais o nome de Bob e, voilá, o que se vê é a Florence Welch dos anos 70. Assim, com essa influência feminina ao mesmo tempo dupla e única, a Gucci pode passear por duas décadas: os seventies de Anjelica e o presente a la seventies de Florence.

A coleção pode ser divida entre o peso e a leveza. Ou na aposta de um inverno mais rigoroso com seus momentos mais quentes. Em ambos os casos, não há dúvida: trata-se de um revival dos anos 70. É um retrato mais esmiuçado da década, longe do clichê calça boca de sino e bata.

Vimos muitas jaquetas justas, trench-coats revisitados, com tecido grosso, reto e sem o tradicional cinto e com abotoaduras diferentes, saias mídis de tweed e de recorte evasê, calças também de tweed e modelagem tipo flare – aquela que não chega a ser uma boca de sino, mas também não é uma pantalona; e muita pele, e em diferentes cores.

Em relação aos tecidos, a leveza ficou por conta dos metros e metros de chiffon e cetim, que foram transformados nos longos vestidos coloridos cheios de fendas. Roxo, lilás, marrons, mostarda, amarelo, verdes e muitos azuis, em um styling preciso, transformaram alguns looks em um exercício certeiro de color blocking.

Em suma, a Gucci obteve sucesso em sua coleção de inverno 2012.

Não é novidade que os anos 70 estão de volta à moda. Se em alguns looks a coleção pecou por se parecer demais com peças apresentadas por outros estilistas em coleções anteriores, a ideia de juntar os anos 70 de antigamente e sua influência atual mais a profusão de cores e texturas, trouxe uma parte do vestuário da década que facilmente passou despercebido por muitos.



COMENTÁRIOS

NOME*
E-MAIL* (Não será publicado)